Treinar com agasalhos ajuda a emagrecer?

homem agasalhadoDe forma objetiva, temos que saber que treinar com agasalho não ajuda no processo de emagrecimento saudável, e é risco para saúde pelo processo de desidratação e intermação. Mas o que é intermação? Pode ser considerado como sendo o processo de aquecimento interno do corpo humano, além dos níveis considerados como normais, ou seja, o corpo não consegue reduzir a sua temperatura de forma adequada.

A intermação é mais frequente em ambiente com calor excessivo e úmido, sendo essa uma condição comum no Brasil e principalmente no Rio de janeiro. É uma emergência clínica com alto risco de morte. O perigo é que existe relação direta da intermação para a prática de exercícios físicos, como no uso de agasalhos em dias quentes e úmidos, sendo comum em pessoas que vemos correndo nessa condição, esperando que a transpiração acelerada seja um manifesto de perda de gordura e auxiliar no processo de emagrecimento, o que é um grande engano.

A intermação se manifesta com alterações do nível de consciência, distúrbios musculares, complicações renais, pulmonares, cardíacas, hepáticas, intestinais, podendo haver em casos graves hemorragias.

A prática do uso de agasalhos potencializa, como visto, a desidratação, que significa que a quantidade de água no corpo não é suficiente para realizar suas funções normais. A desidratação pode causar fraqueza generalizada, tontura, cefaleia, fadiga muscular precoce. Em casos mais extremos, deve-se saber que a desidratação também pode levar à morte.

Um dos manifestos comuns da desidratação é o aumento da frequência cardíaca, taquicardia, que ultrapassa os limites de segurança em relação à idade. Por isso o monitoramento da frequência cardíaca em praticantes de atividade física é uma medida de segurança e não um luxo.

Como se evitar esses problemas? A intermação é evitada quando se faz prudentemente a aclimatização, quer dizer, nos acostumamos aos poucos aos exercícios em temperaturas elevadas (sem agasalho), boa hidratação, ou seja, bebemos água ou líquidos específicos para esse fim. Esses procedimentos são válidos também para não sofrermos de desidratação, com o uso de vestimentas adequadas, que sejam leves, com boa ventilação e que permitam a mobilidade das nossas articulações.

O emagrecimento saudável não se conquista com atos heroicos e sim com um bom acompanhamento clínico feito por um médico, dieta sugerida por um nutricionista e a prática de exercícios localizados, como a musculação, e com a realização de treinamentos de predominância aeróbica (corrida e ciclismo) orientados por um profissional de Educação Física.

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