Os benefícios do açaí

Açaí é o fruto do açaizeiro, sendo uma fruta tipicamente brasileira e de grande importância econômica no nosso país. Ele cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. É uma fruta que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca.

O açaí ajuda a manter a boa saúde, sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrara e industrializada pode trazer.

Ele possui mais propriedades antioxidantes do que a uva e portanto, com o auxílio da vitamina E, consequentemente distribui Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Por isso atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.

tigela_de_acaiComo toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Pode acarretar em algum problema a quem deseja emagrecer é o do açaí ser rico em carboidratos.

Para começar, o açaí é uma excelente fonte de energia por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos. É ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

Apesar dos inúmeros benefícios, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.

A atenção principal fica na quantidade de carboidratos. Sendo ainda o açaí, esse vendido em pasta na maior parte do país, adoçado com xarope de guaraná. Os carboidratos são importantes para dar energia ao ser humano, ainda mais aos atletas, mas, se excedermos a quantidade que o corpo consegue guardar, podem aparecer problemas como gordura localizada e até mesmo possibilidade de desenvolver diabetes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *