Como deve ser o café da manhã do esportista

É de conhecimento geral que atividade física bem orientada, alimentação balanceada e um bom descanso são essenciais para obtenção de qualidade de vida. A correta orientação alimentar para praticantes de atividade física permite melhores resultados e evita danos à saúde. Mas, como deve ser o café da manhã de quem pratica esporte cedo?

Os problemas mais frequentes, de ordem nutricional, entre pessoas que praticam esporte pela manhã são: hipoglicemia – queda da taxa glicêmica no sangue –, desconforto estomacal e dores abdominais provocadas por gases. Todos esses exemplos podem ser evitados com uma alimentação adequada antes da atividade física.

O café da manhã varia pouco de acordo com a atividade praticada de manhã. O mais importante é estar atento com relação à quantidade ingerida, o esforço a ser feito na atividade e o intervalo entre a refeição e a atividade.

café da manhã para esportistas
Algumas coisas devem ser evitadas no café da manhã. Não experimente alimentos novos ou desconhecidos e alimentos com alto teor de gordura, fibras e proteínas, pois retarda o esvaziamento gástrico, como o leite integral, manteiga, margarina e iogurte. Evite também o consumo de alimentos ricos em cafeína como: café, chá, mate, chá preto e coca-cola, pois têm efeito diurético, sendo assim, podem provocar desidratação.

Por outro lado, temos diversos alimentos que podem e devem ser consumidos logo cedo. Beba sempre muita água, dê preferência a carboidratos de baixo a médio índice glicêmico como: pão, pêssego, morango, sucos de frutas, biscoito integral, geleia sem açúcar, gelatina diet e frutas secas. Se sentir desconforto com alimentos secos, utilize bebidas esportivas, mas nunca faça nenhuma atividade em jejum.

Não podemos esquecer que, após o exercício, precisamos nos alimentar, principalmente, para repormos os nutrientes gastos durante a atividade. Mesmo para quem deseja emagrecer, é necessário fazer a reposição. Neste caso, há distinção de acordo com a atividade praticada. Um exemplo de cardápio após atividade: hidrate-se com repositores hidroeletrolíticos e frutas, consuma pão branco com recheio de atum, assim você repõe glicogênio gasto durante a atividade.

Mantenha sua alimentação regularizada. É a melhor maneira de evitar problemas de ordem nutricional, além de equilibrar seu peso corporal, taxas metabólicas – glicemia, colesterol, triglicerídeos e ácido úrico –, aumenta a performance no exercício e é saudável. Como exemplo de um bom café da manhã, temos a ingestão de um copo de 200 ml de suco de fruta, uma fatia de pão branco ou biscoito integral, geleia sem açúcar ou cottage.


eBook GRÁTIS

Seguindo as dicas certas, é possível ter mais saúde e qualidade de vida

capa_ebook_3d_reduzida

 
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente o eBook









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *