Como determinar meu peso ideal?

Essa é a pergunta mais frequente entre os indivíduos que praticam e os que não praticam atividade física regular. Historicamente, o homem sempre buscou medidas para criar uma classificação do seu físico. Com o tempo, as pesquisas surgiram, informações começaram a fazer parte do cotidiano da população, e hoje é fácil encontrar respostas para essas perguntas, mas nem sempre estão cientificamente comprovadas, portanto, tentaremos ajudá-lo a obter informações concretas sobre o assunto.

O método mais comum para definir o peso ideal é o Índice de Massa Corpórea (IMC). Ele é o resultado da divisão do peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado. O resultado dessa equação é comparado a uma tabela de classificação, em que revela se há obesidade, normalidade ou subnutrição.

Nesse método, o peso da balança tem total poder de definição. É um método bem comum na carreira militar, principalmente no processo de seleção dos seus concursos. Há evidências de que valores baixos de IMC estão relacionados a doenças pulmonares obstrutivas, câncer pulmonar e tuberculose e valores altos com doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabete mellitus e outras.

tabela imc
Outro método bem utilizado atualmente é o Índice Cintura Quadril (ICQ). Esse método não está diretamente ligado ao cálculo do peso ideal, mas identifica níveis de obesidade e propensão a doenças ligadas à obesidade. Nesse caso, a circunferência do abdômen rege a classificação, pois a sua equação é a divisão entre a medida do abdômen e quadril.

Parecido com o IMC, o resultado é visto em uma tabela de classificação. Segundo as pesquisas, acredita-se que o aumento da circunferência abdominal é proporcional ao aumento de gordura na região, sendo muito perigoso, pois aumenta a quantidade de gordura visceral do indivíduo.

tabela icq
Os métodos acima foram comprovados e validados, cada um de acordo com a sua representatividade, e podem ser bem utilizados. A melhor opção é procurar especialista na área de saúde para que o melhor método possa ser utilizado com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *